© Bom Negócio Atividades de Internet Ltda. Rua do Catete, 359, Flamengo - 22220-001 - Rio de Janeiro, RJ

Vender com OLX Pay é mais seguro, mas fique atento às etapas de confirmação de pagamento e envio do produto e evite cair em golpes.

Falso pagamento: como se proteger do golpe com OLX Pay?

Home

Como me proteger vendendo

Se você optou por ativar a OLX Pay na hora de anunciar seu produto, já sabe que essa é a forma mais segura de vender na nossa plataforma. Isso porque além de ser um meio de transação mais transparente, é possível contar com nosso suporte online e ainda tem a garantia do pagamento, ou seja, você só envia o produto depois que o dinheiro for realmente repassado pelo comprador.

Clique aqui e entenda mais sobre anúncios com OLX Pay

Para ter uma boa experiência de compra e venda online é importante prestar atenção em alguns detalhes. Veja o vídeo abaixo:

Neste golpe, os fraudadores se passam por representantes de empresas e entram em contato com as vítimas através de números de telefones...

Golpe do Whatsapp

Veja também

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco

Entenda abaixo o que é o golpe do falso pagamento e como ele funciona, além de conferir dicas de como vender com mais segurança na OLX e evitar ser alvo de golpes na internet.

O que é o golpe do falso pagamento?

Quando um fraudador se passa por comprador, demonstrando interesse no seu anúncio, ele deseja fechar negócio imediatamente. O golpe do falso pagamento nada mais é do que o envio de um e-mail falso indicando que o pagamento do produto foi realizado - quando, na realidade, não foi. Sem estar atento aos detalhes, o vendedor acaba enviando o produto e não recebe o valor acordado. 

Como funciona o golpe do falso pagamento?

Como falado anteriormente, a pessoa que está aplicando o golpe entra em contato com o anunciante para “comprar” o produto e, em seguida, solicita o endereço de e-mail do vendedor dando a entender que isso é necessário para a conclusão da negociação. Depois de conseguir o contato, a fraude ocorre da seguinte forma:

  • O fraudador envia um falso comprovante em nome da empresa responsável pelo meio de pagamento, no caso a OLX Pay (com características e cores muito parecidas com as da plataforma) e com detalhes como, por exemplo, dados cadastrais e do cartão de crédito, valor e endereço de entrega: todos inexistentes, na realidade. 

  • Após o envio do aparente comprovante, o “comprador” começa a pressionar para que o anunciante envie o item, muitos solicitam que o envio seja feito por algum aplicativo de entrega, que fará a retirada do produto. Sem levar em consideração as principais características das transações, o vendedor manda o que foi anunciado e recebe outro falso comprovante, dessa vez, do app de delivery.

Como se proteger do golpe do falso pagamento?

Confira as principais dicas.

  1. Negociando na OLX? Mantenha sua negociação dentro do nosso chat

O chat da OLX é o meio que mais garante sua segurança em qualquer transação, feita com a OLX Pay ou não. Mantenha suas conversas e negociações dentro da nossa plataforma e, caso alguém solicite a finalização da compra e venda por e-mail ou aplicativos fora de nossos canais, desconfie.

  1. Nunca compartilhe informações pessoais e bancárias

Informações como número de telefone, e-mail, endereço e informações bancárias não são necessárias para a conclusão da venda, ao contrário do que usuários suspeitos afirmam durante a abordagem. Jamais compartilhe dados como esses e tenha muito cuidado com o que você compartilha.

  1. Cuidado com pedidos de pagamentos em nome da OLX

Se alguém se identificar como “representante da OLX” ou termos semelhantes, é possível que essa negociação seja um golpe. Nós não participamos, em nenhuma hipótese, de trocas e entregas de produtos ou serviços negociados em nosso chat ou por telefone. Não enviamos comprovantes de pagamento, nem efetuamos cobranças em geral (como taxas, por exemplo). Também não entramos com pedidos de transferência de valores por PIX em nome de terceiros ou pessoas físicas.

  1. Garanta que o produto foi vendido e que você pode enviá-lo ao comprador

Todas as notificações de vendas da OLX PAY são feitas no chat da OLX através do botão "Detalhes da venda", conforme imagem abaixo.

  • Além disso, assim que o comprador tem o seu pagamento aprovado você pode checar os lançamentos da sua carteira OLX PAY. Entre nesse link, verifique seus lançamentos e saldo e jamais entregue ou envie qualquer produto antes que a transação esteja visível em sua carteira.

5.  Só envie o produto via Correios

Atualmente, a única opção de entrega possível pela OLX Pay é via correios e a etiqueta é gerada automaticamente pela plataforma. Não temos parceria com outros aplicativos ou serviços de entrega. Por isso, se você optou por essa forma de venda,  o produto deve ser etiquetado e entregue, necessariamente, em uma agência dos Correios.

O que a OLX faz ou não faz

Recebeu alguma comunicação suspeita e tem dúvidas se ela realmente veio do nosso time? Não sabe quais...

Como fazer uma denúncia?

Promover um ambiente virtual com a máxima segurança e proteger nossa comunidade de compradores e vendedores é um de nossos principais pilares...