Pular para o conteúdo
Protocolos e segurança para vendas e compras online na OLX
Protocolos e segurança para vendas e compras online na OLX
A OLX agora disponibiliza a opção para você vender e comprar seus produtos online, diretamente pela nossa plataforma. A solução proporciona mais segurança, praticidade e facilidade para comprar e vender na OLX. No entanto, é natural surgirem algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento. Por isso, listamos todos os nossos protocolos oficiais para você consultar sempre que precisar.

Recebeu uma comunicação suspeita em nome da OLX Pay? Tem dúvidas sobre algum processo na venda ou compra online na OLX? Veja as dicas abaixo e conte com ainda mais segurança nas suas transações.

Na Venda
OLX faz OLX não faz

1.1 Inserção de anúncios com pagamento online na OLX

Ao inserir um anúncio na OLX, você poderá permitir que pessoas interessadas no seu produto efetuem o pagamento online, diretamente pela plataforma da OLX. Para isso, basta você preencher o formulário de inserção do anúncio e confirmar que você quer aceitar pagamentos online através da OLX. Fique atento: todo o processo de inserção do anúncio é realizado exclusivamente dentro da plataforma da OLX.

Não entramos em contato por e-mail ou telefone solicitando dados pessoais, documentos ou senhas para que seu anúncio seja disponibilizado aceitando pagamentos online. Caso alguém utilize o nome da OLX e você desconfie, confira como denunciar.

1.2 Acompanhamento da venda

Para sua maior segurança, todas as informações necessárias e atualizações da sua venda ficarão disponíveis exclusivamente no chat do anúncio na OLX.

Não enviamos e-mails com links, código de rastreio ou documentos anexados. Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Caso alguém utilize o nome da OLX e você desconfie, confira como denunciar.

1.3 Impressão de etiqueta

Todas as informações sobre impressão de etiquetas de venda de produtos comercializados online na OLX estão disponíveis exclusivamente no chat do anúncio com o comprador e dentro de “Detalhes da venda”.

Não enviamos e-mails com links de etiquetas para impressão, não enviamos documentos anexados, não solicitamos dados como endereço do remetente ou destinatário e não solicitamos o pagamento da postagem. Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Caso alguém entre em contato utilizando o nome da OLX, confira como denunciar.

1.4 Postagem (envio do produto)

Sempre que você efetuar uma venda online através da OLX, verifique em “Detalhes da venda” o tipo de entrega escolhida pelo comprador, podendo ser:

Em mãos: Você entregará em mãos ao comprador, combinando um horário e local para o encontro.

Entrega pela OLX: Em “Detalhes da venda” será informado o parceiro logístico responsável pela entrega. Siga as orientações de envio e faça a postagem no local mais próximo indicado, se for essa a modalidade de despacho. Lembre-se: Todas as informações necessárias sobre postagem de produtos vendidos online na OLX estarão disponíveis em “Detalhes da venda”.

Saiba mais em: Dúvidas sobre postagem e entrega

Não temos parceria com profissionais liberais de serviço de logística. Desconfie de qualquer outra forma de entrega que lhe seja oferecida em nome da OLX. Não enviamos e-mails com links de código de rastreio e documentos anexados.
Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Fique atento ao remetente do e-mail: a OLX só envia e-mails a partir do domínio @olx.com.br. Caso alguém utilize o nome da OLX ou ofereça outras formas de entrega, confira como denunciar.

1.5 Confirmação do comprador

Quando o seu comprador confirmar o recebimento do produto comprado, você será comunicado através do chat do anúncio por uma notificação no seu navegador ou celular (Android) e por um e-mail informativo. Fique atento ao remetente do e-mail: a OLX só envia e-mails a partir do domínio @olx.com.br.

É importante que você habilite o recebimento dessas comunicações. . Confira aqui.

Não entramos em contato nem enviamos e-mail de confirmação de compra ou atualizações por outros meios e aplicativos de mensagens que não sejam da plataforma da OLX. Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Caso alguém utilize o nome da OLX e você desconfie, confira como denunciar.

Na Compra
OLX faz OLX não faz

2.1 Compras online na OLX

Após a confirmação da sua compra online na plataforma da OLX, você receberá uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio da OLX com o vendedor e uma notificação no seu navegador ou celular (Android). No chat da OLX, você poderá acessar todas as informações a respeito da sua compra através do botão “Detalhes da Compra”

Não entramos em contato nem enviamos e-mail de confirmação de compra ou atualizações por outros meios e aplicativos que não sejam da plataforma da OLX. Da mesma forma, não enviamos e-mails com links ou documentos anexados. Também não solicitamos códigos ou senhas de acesso à OLX para confirmar a sua compra.

2.2 Acompanhamento da sua compra

Para sua maior segurança, você poderá acompanhar o andamento da sua compra exclusivamente através do chat do anúncio na OLX. Você também poderá receber notificações no seu navegador ou celular (Android). Portanto, é importante que você habilite o recebimento dessas comunicações. Confira aqui.

Não entramos em contato nem enviamos e-mail de confirmação de compra ou atualizações por outros meios e aplicativos que não sejam da plataforma da OLX. Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Caso alguém utilize o nome da OLX e você desconfie, confira como denunciar.

2.3 Confirmação de recebimento do produto

Para sua maior segurança, todas as informações e atualizações de sua compra ficarão disponíveis apenas no chat do anúncio na OLX. Assim que você receber a sua compra, acesse o chat do anúncio na OLX, clique em “Detalhes da Compra” e, em seguida, confirme a entrega do produto. A OLX também poderá solicitar que você faça a confirmação do recebimento da sua compra. Nesse caso, enviaremos uma notificação para o seu navegador ou celular (Android) e um e-mail informativo. Fique atento ao remetente do e-mail: a OLX só envia e-mails a partir do domínio @olx.com.br. Lembre-se que é importante que você habilite o recebimento das comunicações. Confira aqui.

Não enviamos e-mails com links ou documentos anexados, não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha para confirmar o recebimento da sua compra fora da plataforma da OLX. Caso alguém utilize o nome da OLX e você desconfie, confira como denunciar.

2.4 Abertura de mediação de compra

Caso você tenha algum problema com a sua compra, solicite uma mediação com seu vendedor. Para sua maior segurança, siga as seguintes instruções:

No site ou no App (Android)
1. Efetue o seu login na OLX;
2. Acesse o chat do anúncio da compra, clique em “Detalhes da Compra” e em “Tenho um problema”.

Na Central de Atendimento:
3. Através da Central de Atendimento, você também poderá abrir uma mediação. Nesse caso, é necessário preencher o formulário com o número do pedido na solicitação de atendimento.

Não enviamos e-mails ou mensagens com links ou anexos para abertura de mediação com o seu vendedor. Também não solicitamos dados pessoais, códigos ou qualquer senha de confirmação fora da plataforma da OLX. Caso alguém utilize o nome da OLX, denuncie.

2.5 Pedido de avaliação

Quando o produto é entregue e o pagamento é liberado, a compra é dada como concluída. Após esse processo, você pode receber uma notificação pedindo para avaliar seu pedido em “Detalhes da Compra”.

Vale destacar que essa forma de avaliação ainda está em teste , por isso, alguns perfis podem não ter recebido avaliações ainda. O fato de não ter sido avaliado não significa que um perfil é inseguro.

Não entramos em contato por e-mail ou telefone solicitando dados pessoais, documentos, senhas ou pagamentos para realizar a avaliação da compra. O processo de avaliação é realizado dentro do aplicativo/site. Caso alguém entre em contato utilizando o nome da OLX, confira como denunciar.

Na Carteira Digital OLX PAY
OLX faz OLX não faz

3.1 Ativação da Carteira Digital OLX Pay

A ativação da sua Carteira Digital OLX Pay é feita de forma gratuita e exclusivamente por meio da plataforma da OLX, através da página da OLX Pay ou do seu aplicativo para Android.

Não enviamos e-mails, mensagens via aplicativos ou realizamos ligações telefônicas solicitando dados pessoais ou senhas para confirmar a sua Carteira Digital OLX Pay.

3.2 Senha Carteira Digital OLX Pay

No momento em que você estiver ativando a Carteira Digital OLX Pay, você precisará definir uma senha de 4 dígitos. Essa senha serve como uma camada extra de proteção para você realizar vendas e compras online na OLX, com ainda mais segurança. Qualquer alteração dessa senha deverá ser realizada diretamente dentro da plataforma da OLX, na página da Carteira Digital OLX Pay, através do botão “esqueci minha senha”, que fica localizado no menu, no canto superior direito da página.

Não enviamos e-mails, mensagens via aplicativos de mensagens ou realizamos ligações telefônicas solicitando sua senha da Carteira Digital OLX Pay para confirmação da sua conta. Além disso, não efetuamos ligações para ajudar no processo de alteração de senha. Caso alguém entre em contato com você utilizando o nome da OLX, confira como denunciar.

Quer mais dicas de como ter segurança em compras e vendas online? Aqui, você encontra muitas outras informações para se proteger antes, durante e depois de qualquer transação. Aproveite!

Esse artigo foi útil? Avalie

Clique nas estrelas